Amigos Inimigos
Vanessa Martinelli
Novo Século, 2012
104 páginas
Skoob | Orelha do Livro | Compre já!Maria e Jack eram amigos quando criança. Daqueles que se dorme na casa e brinca das mesmas coisas. Mas eles cresceram e a idade esmoreceu a amizade. Tomaram direções opostas. Demais até. E você? Já teve um amigo-inimigo?
Amigos Inimigos é um livro infanto-juvenil muito rápido de ser lido e de fácil entendimento. Nele conhecemos Maria, uma garotinha muito simpática que está passando por mudanças em sua vida. A primeira delas é a reaproximação com Jack, seu grande amigo de infância que tem como objetivo infernizar a vida de nossa protagonista. Maria também tem uma quedinha por Maurício, o garoto mimado da turma, e suas grandes amigas são Morgana, Camila e Patrícia, além de Gertrudes. E também temos a presença de Pedro, que é amigo de todos.
O objetivo do livro é mostrar, sem muita enrolação, como os relacionamentos entre pré-adolescentes funcionam. São dilemas vivenciados no dia-a-dia que causam certo impacto no relacionamento da turminha, fazendo com que (de certa forma) parem e pensem sobre o que está acontecendo. Algumas intrigas acontecem no decorrer da história, mas não é nada muito grave. Por isso o nome Amigos Inimigos. A visão que tive foi a que o nome não é relacionado apenas a Maria e Jack e sim a todos personagens envolvidos na história.
Gostei de como a autora trabalhou a questão do ciume, tanto no círculo de amigos, como nas paixonites. Me fez recordar de quando eu era a Maria e existia um Jack em minha vida. Mas o mais curioso foi como Vanessa conseguiu transmitir em suas palavras as mudanças de sentimentos que podemos sentir, tanto numa amizade, como em uma paquera.
A leitura é recomendada para qualquer idade, mas é preciso ter a visão de alguém com, pelo menos, uns 12 anos. Acredito que seria um ótimo livro para crianças (na faixa de idade citada) começarem a se interessar por esse mundo encantador.
O segundo livro já foi lançado Amigos Inimigos – A Formatura e estou muito curiosa para saber o que acontece com essa turminha, e se tudo o que imaginei realmente vai acontecer.
Giselle Santos
Que legal, me interessei pelo livro, estou com um livro aqui infanto-juvenil também, ele se chama As duas vidas de Helena, quero ler mas tenho que terminar de ler o livro Um Dia (não consigo ler dois livros ao mesmo tempo).
youngblood-gs.blogspot.com.br
Alice Aguiar
sabe eu quero ler esse livro, mas tenho tantos na fila q esse não é uma das prioridades
Seguindo o Coelho Branco
O que tem na nossa estante
Adoro esse tipo de leitura.. São rápidas, nos trazem boas recordações, as vezes nos levam a ter a ri de nós mesmos e ter vontade de sentar com nossos amigos de adolescência e relembrar nossas coisas…
Anotei a dica. 🙂
Cheros, Pandora.
Mirela F. de Souza
Parece ser um livro diferente dos quais eu costumo ler, mas sinceramente, bateu uma curiosidade sim! Adoraria ler!
Bjão!
chocolatenacereja.blogspot.com
Gabriela Orlandin
Oi, Cássia!
Eu li várias resenhas sobre esse livro, e todas elas citaram como essa é uma leitura leve, gostosa e muito legal. Só não fiquei empolgada pra ler neste momento pois estou numa época de livros mais "aprofundados", mais complexos. Mas com certeza lembrarei desse título quando eu estiver a fim de algo divertido e com uma história tão legal quanto essa.
Sua resenha está ótima, parabéns 🙂
Beijos.
Vanessa Martinelli Levandowski
Oi! Adorei a resenha! Beijos mil,
Vanessa Martinelli
Yasmim Namen
Parece uma leitura fofa e gostosa de se ler numa tarde só. Vou indicar pra minha amiga dar de presente pra irmã dela no aniversário. Será que podemos adiantar a leitura pra uma criança de 10 anos? :3