O livro dos vilões é um livro de “releituras” de contos de fadas, de acordo com a visão de cada vilão abordado na obra. Dos quatro contos presentes no livro, apenas dois realmente me conquistaram e cativaram; Foram eles: Quanto mais afiado o espinho, por Diana Peterfreund e A menina e o lobo, por Fábio Yabu. Não que os outros dois não tenham suas qualidades, principalmente Menina Veneno, da minha querida Carina Rissi, mas os dois primeiros que mencionei foram, de fato, os que mais me fizeram pensar sobre determinados assuntos.
No primeiro conto descobrimos que Cinderela não é tão inocente como sempre imaginamos. Cecily von Ziegesar utiliza todos os elementos possíveis para desvendar os mistérios de uma personagem mais moderna e, porque não, inteligente e dona de si. No entanto, acredito que a autora pecou um pouco no excesso de modernidade, fazendo com que em alguns momentos os personagens fossem vistos como fúteis e coisas do tipo. Mesmo sendo vítima dos maus tratos que sofre de suas “irmãs”, Cindy criara uma espécie de proteção/inveja da vida de Nastia e Dizzy, e acaba pagando um preço muito alto por querer sair de sua ‘zona de conforto’. Apesar de ser super bem escrito e ter um contexto bem interessante, #StepSisters sobre sapatos e selfies foi a adaptação que menos me cativou.
Em Menina Veneno, somos apresentados a Malvina, uma viúva, modelo e responsável por Bianca (filha de seu falecido marido, Henrique). Malvina é uma mulher extremamente bonita, e usa todas as artimanhas possíveis para que sua beleza seja ‘eterna’. Enquanto isso, Bianca é a frágil adolescente presa em seu mundinho e que não está muito interessada nas oportunidades da vida. Mas as coisas não são exatamente como você deve estar imaginando… Narrado pelo ponto de vista de Malvina, o conto Menina Veneno aborda com mais exatidão um dos lados da moeda do clássico de Branca de Neve. Mais uma vez Carina Rissi deu um show em sua escrita, prendendo a atenção de quem está lendo e causando uma sensação de quero mais.
Finalmente tive a oportunidade de conhecer a famosa escrita de Diana Peterfreund através do conto Quanto mais afiado o espinho. Essa foi a história que mais me apeguei, porque senti que a autora quis explorar com mais energia seus personagens e os elementos abordados na trama. Senti uma leveza na descrição dos personagens e durante cada cena narrada. Nesse conto conhecemos Malena, uma jovem que não possui muito contato com a sociedade, por carregar consigo o fardo de fazer parte de uma família que é vista como bruxa a várias gerações. Quando Malena decide que está na hora de ter uma vida normal, tem que escolher entre viver uma mentira ou assumir suas verdadeiras origens. As tiradas que Diana apresenta, os conflitos internos de cada personagem e a realidade de cada ação, fizeram com que eu criasse um apego muito grande sobre esse conto. Amei, amei e amei!
E por último, mas não menos importante, somos levados ao universo onde os contos de fadas viram realidade, através do conto A menina e o lobo (e acabei pensando MUITO sobre o tal universo dos contos). Fábio foi muito inteligente ao criar sua versão sobre o Lobo (personagem que está presente em vários contos), mostrando que os personagens são como marionetes nas mãos do narrador das histórias. O mais interessante foi como o autor foi ligando diversos contos, como explicou a “dependência” dos personagens entre si, e como seria se um dia o universo dos contos de fadas saísse do controle do narrador. Confesso que fiquei com o coração nas mãos ao imaginar o sofrimento do Lobo, o egoísmo do narrador, e ao perceber como absolutamente tudo faz sentido no mundo dos contos de fadas.
No geral, o que mais me agradou na obra como um todo, foi conhecer/imaginar versões diferentes de quatro histórias famosas. Descobri que nem sempre os julgados vilões são os malvados das histórias, e que o perigo pode estar onde menos se espera. O livro dos vilões quebrou certos paradigmas, e agora estou mais ansiosa ainda para conhecer O livro das princesas. Parabenizo a editora Galera Record pela diagramação da obra – que está impecável – e pela ideia de reunir os quatro autores nesse maravilhoso livro.
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501042101
Autor(es): Cecily Von Ziegesar, Diana Peterfreund, Carina Rissi, Fabio Yabu
Páginas: 320
Ano: 2014
* Livro cedido pela Editora Galera Record para resenha
Camila
Esse esta na minha listinha *-*
Gostei demais da sua resenha, foi a primeira que li desse livro…
http://www.chadecalmila.com
Roberta
Amiga linda <3
Ai quanto esperei ansiosamente por essa resenha! Ainda não li o livro das princesas, mas os vilões são amor demais. Adorei a sua resenha! Fiquei ainda mais curiosa para ler algo do Fabio, porque só elogios nos livros dele. Parabéns meu anjo, muito sucesso para o blog e pra você! Merece demais <3 Ah, já leu o das princesas?! HAHAHAHA
Saudades de falar contigo!
Beijos, Rob
Fórmula da Felicidade
Eu estou louca para ler esse livro. Sempre que li algum conto de fadas fiquei imaginando o que os vilões estariam pensando e o porquê que eles estariam fazendo isso. Sempre acreditei que uma pessoa faz maldade porque tem algum motivo para isso e a tua resenha me mostrou que eu vou encontrar isso nesse livro. Então eu preciso ler ele!! haha
Amei a resenha, um beijo ♥
Laisa
http://www.formuladafelicidade.com.br/
Novo Romance
Oi Cá!! Tudo certinho???
Nossa!! Olhando só a capa, sem ler o título nem parece que é sobre vilões. rsrsrs
Estamos passando por um momento de humanizar os vilões, né?! Afinal, toda história tem dois lados.
Muito bacana a proposta do livro.
Bjs, Fernanda D.
http://www.novoromance.com.br
Francine Porfirio
Cássia-sua-linda,
Eu adorei sua resenha. Ainda não li O Livro das Princesas e, confesso, não tenho vontade de conhecer. Por outro lado, ah, adoro vilões (haha). Eu gostei dos seus comentários e acho que, como você, curtiria mais os dois contos que mais a tocaram – especialmente A Menina e o Lobo. Eu adoro essa perspectiva de que os contos de fadas podem ter "vida própria", desde que li O Fantástico Mistério de Feiurinha quando era criança.
Anotei a dica, Cássia! Ótima resenha, como sempre. 🙂
http://www.myqueenside.blogspot.com
Bárbara Prince
Este livro está na minha lista, já faz tempo que estou curiosa para ler. Em especial a visão do Lobo deve ser muito interessante. Você já leu um conto do Neil Gaiman chamado "Snow, Glass and Apples"? Não sei dizer em qual livro esse conto foi publicado em português, mas recomendo fortemente. Também é uma releitura de conto de fada, e o desenrolar da trama é surpreendente.
http://www.blogsemserifa.com
Caroline Centeno
Oi Cá-fofíssima.
Não conhecia os livros publicados sobre contos das princesas e dos vilões, mas quando lançou os dos vilões fiquei muito animada para conhecer o ponto de vista dos mesmos. Aprendi um pouco depois da adolescência que não existe algo totalmente mal ou bom , então acho que ficamos nessa curiosidade de conhecer algo mais humano.
Adorei sua resenha, Cá.
Viviane
Então Cássia, aqui estou eu depois de uns dias sumida. Desculpe, probleminhas familiares e internet que estava ruim até pra eu postar lá no RR =/
Mas voltei e mais animadinha… Li sua resenha e fiquei encantada, conhecia o livro pelas divulgações mas não tinha me interessado muito. Quero ler a versão do Yabu ao escrever sobre o "lobo". Amo a escrita dele.
Enfim, a resenha me deixou ansiosa pelo livro. Obrigada!
Beijocas
Viviane
Razão e Resenhas
Zilandra Batista Rodrigues
Ola querida..desconsidere o outro comentario rsrsrs
Mais entao…
aco super legal essa ideia de uma releitura..
Sabe eu sempre leio livro principalmente de princesas e vilãs e em minha mente faço minhas abordagens e observacões.fico imaginando a historia de uma maneira diferente kkk
E imagino que deve ser um livr muito gostoso de ler,o legal desses livros que o autor pode ser o personagem que ele quiser ser..to errada?
bjsss
http://www.zilandramakes.com.br
Literatura Vip
Oi Cássia!
Adorei a resenha, não li nem o das princesas nem este ainda, não me interessei muito mas é cada resenha linda que ando lendo que a vontade ta manifestando hahaha!
E nessa onde de releituras agora né? Amei aquele filme malévola sabe?
Bjos!
http://www.leituravipblog.com
Livros Encantos
Cassia lindona me encanta esses livros que mostram nossos vilões sobre outro aspecto, chama muito atenção e nos prende . Adorei a resenha assim como projeto com autores diferentes cada um com seu vilão . E sei que assim como você irei adorar o livro. beijos lindona
Joyce
http://www.livrosencantos.com
Fernanda Bizerra
Oi, Linda!
Estou super curiosa para ler este livro. E ainda mais pelo conto da Carina.
É bom ver os vilões por outro prisma. E depois de sua resenha fiquei extremamente curiosa.
Beijos
http://www.amorliterario.com
Simeia Silva
Oi flor, ainda não li o das Princesas, mas esse confesso que me encantou, a ideia de saber o lado mal de personagens que desde a infância vemos como bonzinhos é bem legal,fiquei curiosa…ótima resenha.
bjs
Beatriz Tomas
Nunca tinha ouvido falar desse livrp, mas parece ser mto interessante. Eu amo Fabio Yabu, já leu "Brancas dos mortos e os 7zumbis" é uma coletania de contos de fadas escrita em uma atmosfera mais sobria. Supet recomendo
bjs Bia
Brubs.
Não li o das Princesas e tbm não li esse dos Vilões, mas quero muito ler ambos, porém quero ler o do vilões primeiro, pelo fato de ter a história pelos olhos do vilão, espero gostar
http://contodeumlivro.blogspot.com.br/
Ju Souza
Oieee…
Adoro releituras, elas te permitem ter uma visão diferente e muitas vezes melhor de algo que já é bem batido ou muitas vezes ultrapassado. O livro dos vilões não chamou muito a minha atenção quando foi lançado não, por que? Não faço ideia. Mas lendo sua resenha, fiquei com o gostinho de quero mais. Espero ter a oportunidade de ler em breve.
Parabéns! Ótima resenha.
Bjus
Juh – http://surtosdajuleka.blogspot.com.br/
VAN
Gostei deste livro, é sempre bom poder pensar na história vendo o outro lado das personagens. Nunca pensei que os vilões poderiam não ser tão vilões assim. Bem interessante a ideia.
Beijos
Geração Leitura
OI, Cássia,
O que me interessa nesse livro é justamente o que você mencionou sobre os vilões nem sempre serem vilões e quando o são, é devido a uma condição do meio. rs
Enfim, acho muito legal os livros que fazem releituras de contos de fadas. Não sei se leria esse livro atualmente, mas se tivesse oportunidade em outro momento. Acho que o leria sim!! 🙂
Abraço
Adriano
GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/
Cila – Leitora Voraz
Oi Cassia, tudo bem?
De todos os contos que comentou o que mais gostei lendo a sua resenha (ainda não li o livro), foi o último. Achei essa "sacada" do autor genial, de que os personagens e os leitores são reféns do narrador da história. Que talvez, os vilões sejam vilões para representar o papel que o narrador mandou. Totalmente original!!!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Taty Assis
Estou louca nesse livro!
Adoro/Amo a escrita da Carina Rissi, e estou bem empolgada para saber o que ela aprontou nesse conto 😀
Já li um livro do Fábio Yabu, e acredito que o conto dele deve ser muito bom. E as outras autoras eu não conheço, mas mesmo assim estou ansiosa para ter o meu livro em mãos.
Adorei a resenha, me fez ficar com mais vontade ainda de ter o livro 😀
Beijinhos!
Suelen Fernandes
Olá!
Eu não sou muito de ler livros de contos. Mas esses parecem ser muito bom.
Fiquei curiosa pra conhecer esses dois que você gostou, deve ter sido muito bom a leitura deles. Hoje em dia está na moda fazer releituras de contos de fadas.
Beijinhos!
http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/
Paula Juliana – Overdose Literária
Oi Cá! Minha linda, volteiiiiiiiiiiiiii!
Amei sua resenha, como sempre me presentando livros, eu conhecia só o das Princesas, o dos Vilões não conhecia, fiquei intrigada com o da CINDERELA, que era minha personagem preferidaaaaaaaa, imagino só como assim, não é inocente?!
Amei que tem um da Carina, também amo ela! Marquei a dica aqui! Curiosa para conhecer essas 4 histórias!
Beijosssssssssssssss
http://overdoselite.blogspot.com.br/