Mentirosos me deixou em estado de transe em suas 272 páginas – e confesso que quando terminei a leitura, fiquei meio perdida, sem saber o que pensar… E ainda não consegui processar e digerir todas as informações obtidas. E. Lockhart conseguiu prender minha atenção do início ao fim, sua narrativa fluiu naturalmente e pude criar várias teorias sobre os personagens – mas é claro que fui surpreendida no final.
A história se passa, principalmente, em Cabo Cod – onde se encontra a propriedade particular da tradicional família Sinclair, que é fruto de muitas brigas e discussões entre os parentes. Temos como protagonista a inocente, incompreendida e rebelde Cadence. Por ser a neta mais velha, fica meio subentendido que herdará toda a propriedade, o que acaba sendo motivo para desavenças entre a família. No entanto, é evidente que Cadence prefere se preocupar com outras coisas, deixando sua mãe irritadíssima por não se importar com o dinheiro do avô. Na obra também podemos conhecer Johnny, Mirren e Gat, que ao lado de Cadence formam o grupo Mentirosos. Gat é o único não-membro da família, e por conta de suas origens, acaba sofrendo certo preconceito. Johnny e Mirren são primos de Cadence, e também são vítimas de toda pressão por conta da herança. Os Mentirosos, no geral, não se importam muito com o luxo e coisas do tipo; eles preferem aproveitar os momentos lado-a-lado, sem medo de expressar o que realmente sentem.
“Ela é açúcar. Ela é curiosidade e chuva.
(…)
Ele é estalo. Ele é iniciativa e sarcasmo.
(…)
Ele é contemplação e entusiasmo. Ambição e café forte.”
Página 83
Após sofrer um acidente em uma temporada na ilha, Cadence perde a memória, e aos poucos começa a ter flashbacks sobre o que, de fato, aconteceu. A obra é um completo quebra-cabeça, a autora brinca com todos os elementos disponíveis, e o leitor torna-se vítima das pistas obtidas no decorrer dos capítulos. Em alguns momentos me irritei absurdamente com Cadence, já que sem querer querendo, ela se fazia de vítima e não aceitava o que estava acontecendo. Os demais membros da família e até mesmo os Mentirosos sabem o que aconteceu, mas ninguém pode revelar para Cadence. Foi necessária uma busca das próprias verdades para que a personagem pudesse combater seus medos e desvendar os mistérios presentes em seu passado.
Mentirosos é um livro recheado de intrigas, ganância, romance, desavenças e realidade. Acho que isso foi o que mais chamou minha atenção. A Família Sinclair está sim passando por momentos delicados, mas a maioria dos personagens prefere lutar por coisas banais. O livro aborda temas interessantes, como por exemplo, o que as pessoas são capazes de fazer pelo dinheiro, crises familiares, preconceito, inveja e tantos outros assuntos que estão presentes no nosso próprio dia-a-dia, mas que acabamos ignorando por conta da rotina e comodidade.
Juro por Deus que fiquei com a maior cara de paisagem quando comecei a descobrir os mistérios da obra. Por mais óbvio que parecesse em alguns momentos, eu não queria acreditar no que lia. Da metade pra frente, pude começar a acreditar que algumas de minhas teorias estavam, em partes, certas. Mas o choque de realidade foi gigantesco e fez com que eu adorasse mais ainda a história – não pelo o que aconteceu, mas foi espetacular como tudo veio à tona, e como todas as peças se encaixaram perfeitamente. Tiro o chapéu para a autora! Esse foi meu primeiro contato com sua escrita, mas estou borbulhando de curiosidade para conferir O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks – e espero gostar tanto quanto.
Lembrando que a edição que li foi a prova do livro*, ou seja, não havia diagramação, a capa era provisória e poderia encontrar qualquer erro de português (o que não lembro de ter acontecido). A Editora Seguinte irá lançar a obra com a capa abaixo, mas particularmente, prefiro a versão americana.
Me faltam palavras para descrever quão maravilhoso, único e enigmático esse livro foi. A leitura é incansável, é daquele tipo de obra que você precisa devorar, precisa descobrir o que acontece, precisa ler só mais um capítulo (e quando cair em si, terá terminado a leitura!!). O livro é tão imprevisível que fiquei matutando por dias como iria escrever essa resenha para vocês. Sério, se tiverem a oportunidade de lê-lo, façam sem medo!
Quotes
“e, naquele momento, com a luz do sol entrando pela janela e brilhando sobre ele, as maças sobre a bancada da cozinha, o cheiro de madeira e maresia no ar, eu rotulei de amor.” Página 27
“O silêncio é uma camada protetora sobre a dor.” – Página 43
“Pense antes de reclamar sobre coisas que outras pessoas adorariam ter.” – Página 157
“Sabem que ela não acontece na vida do mesmo modo como no palco ou nas páginas de um livro. Não é um castigo infligido nem uma lição aprendida. Seus horrores não são atribuíveis a uma única pessoa. A tragédia é feia, complicada, idiota e confusa”. Página 269
ISBN: 9788565765480
Autor(es): E. Lockhart
Páginas: 272 páginas
Ano: 2014
Skoob | Orelha de Livro
* Livro cedido para resenha pela Editora
Viviane
Ia elogiar a capa amarelona, que amei ^^
Mas então, que livro heim? Vi que você ficou super entusiasmada, gostei muito da sinopse e os quotes que você escolheu me fisgaram também. E no conjunto tem sua resenha, que está muito bem feita, me fez ficar bem curiosa. Assim que puder quero ler, adoro esse tipo de livro que nos deixa sem fala com desfechos incomuns ou inesperados.
Obrigada pela dica.
Beijos
Vivi
Razão e Resenhas
Fabrica dos Convites
Oi Cássia, confesso que não esperava que o livro fosse tudo isso. Bom saber.
Bjs, Rose.
Geração Leitura
Oi, Cá.
Esse livro me deixou com essa mesma sensação de inquietação para compreender esse mundo sujo e de aparência perfeita da família Sinclair. Terminei o livro e fico pensando em tudo que li.
Eu adorei esse livro e como os fatos se resolveram. Confesso que fui feito de bobo. Todas as minhas teorias e conspirações se mostraram falhas, quando a verdade veio à tona. Surpreendi-me demaaais e ainda tenho dificuldade em aceitar que aquilo foi verdade! ;3
hahaha Estou louco para ler o outro livro dela e amei a escrita da Lockhart. Tão metafórica, peculiar e delicada! Amei o livro e gosto dessa capa brasileira <3
Amei sua resenha. Está perfeita como sempre!! rs
Beijos
Adriano
GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/
Pamela Moreno Santiago
Oi Cássia, tudo bem?
Fui correndo procurar mais capas do livro, mas ainda acho a da prova a mais bonita, acredita? Mesmo que não tenha NADA a ver com nada dhsaiuhdhasd. Mas só o fato de ter algo neutro já me agrada e muito <3 .
Vi uma amiga lendo este livro e quando ela terminou, mal sabia se tinha sido bom, ruim. Mas no final das contas, colocou tudo na balança e disse bem pra caramba dele.
Beijos
Livros Encantos
Cassia lindona esses temas abordados na trama sempre rendem uma ótima história pois prendem o leitor, e vemos como a ganância ainda faz sucesso nos livros pois tem muitos planos tramoias , quero muito ver o desenrolar dessa família movida a muita cobiça. ótima dica. beijos
]
Joyce
Matheus Rocha
Olá
O livro não faz meu estilo, mas confesso que fiquei MUITO curioso e também empolgado com sua resenha. Achei a capa simples, mas muito chamativa e interessante como os mentirosos são haha pena que eles não vão publicar com ela, curti muito mais do que as outras que apresentou no fim do post. Gostei da premissa, do desenvolvimento que o autor parece dar à trama e sobretudo seus comentários acerca da obra. Espero que seja realmente interessante, já anotei a dica.
Abraço!
http://www.umomt.com
Ana Zuky
Olá Cassia,
vou dizer que sou assim como você quando a leitura me pega de jeito, fico tão empolgada, tão estupefata que não sei nem por onde começo a resenha.
E sobre a premissa deste livro ele me despertou um interesse muito grande, pois sou fascinada por mistérios que nos leitores vamos desvendando aos poucos.
E gostei mais sobre você levantar sobre toda a drama que o livro carrega, sobre o que o dinheiro pode fazer com as pessoas. Então com toda certeza vou ler ao livro.
Parabéns pela resenha!
Beijokas Ana Zuky
Ju
Depois de ler sua resenha, fiquei até um pouco arrependida por não ter pegado esse livro no encontro de blogueiros na Bienal… rs… mas só um pouco, porque escolhi O Pintassilgo e quero muito ler também.
Adorei isso de ser como um quebra-cabeças, da autora brincar com todos os elementos disponíveis, e de você ter gostado muito de como tudo veio à tona, de todas as peças terem se encaixado perfeitamente. Esses livros que fazem a gente precisar deles e não conseguir parar de ler são tudo de bom!
Beijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Jéssica Rodrigues
Olá Cássia!
Ainda bem que li sua resenha toda pq se visse esse livro por ai, com essa capa sem graça não pararia para ler nem a orelha dele rs. Adorei a trama é exatamente do tipo que gosto. Ótima resenha!
Bjs
Jéssica Rodrigues
Blog Lilian&Jéssica
Diana Canaverde
Olá Cassia, tudo bem???
Menina que empolgação nessa resenha!!!! Fiquei maravilhada com tudo viu…. Gostei do titulo e do tema abordado… e não adianta sempre nos irritamos com algum personagem, tem sempre aquele com esse potencial mais forte… mesmo sendo protagonista… Eu coloquei na minha lista de desejados no skoob… Xero!!
Antonio Henrique Henrique
Oi Cássia,
Sua resenha foi demais, apaixonante, e gosto de livros que derrubam a gente, sempre achando que sabe das coisas e depois vem o autor e derruba. muito bom… tenho que ler esse livro.
bjs.
http://www.navioerrante.blogspot.com.br
Ana Paula Lima Miranda
Oiii,
Sabe que eu gostei da capa provisória? hahah
Eu já tinha ouvido falar sobre o livro mas como aaainda não saiu não consegui ler, quero devora-lo como todos que leram fizeram, parece ser uma otima história <3 <3
Beijinhos,
http://www.entrechocolatesemusicas.com
Rafaella Lima
Oi Cássia, tudo bem? Gostei bastante da resenha e fiquei bem curiosa sobre o que aconteceu com a Cadence e sobre o grupo "Os Mentirosos", nossa, é tão bom quando a narrativa te envolve de um jeito que você quer descobrir junto com a personagem o que aconteceu.
Beijinhos,
Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?
Rogério
Uma pena que a capa não seja essa amarela linda.
E como adoro livros nesse estilo, então, já fiquei interessado.
Ótima resenha ^^
Um abraço!
http://blogvagandoedivagando.blogspot.com
Dreeh Leal
Cassia concordo com você, a capa original é muito mais bonita.
Esse livro parece ser excelente. Adoro quando os autores utilizam de artifícios para nos prender ao livro, para irmos desvendando as coisas aos poucos.. Minha amiga me emprestou a prova dela e eu estou querendo muito ler.. mas preciso de um tempo na faculdade para poder me dedicar a livros que, como esse, precisam de maior atenção.
Beijinhos ;*
Andressa – Mais que Livros
Mayla Henrique
Oi Cássia,
Eu gostei das duas capas, mas só lendo mesmo pra saber qual irá retratar melhor a historia, não fiquei com muita vontade de ler o livro, vou esperar mais um pouco ler outras resenhas e ver se a historia vai me chamar atenção, gostei muito dos quotes.
Mayla
Larissa Telles
Eu vi esse livro esses dias pelo facebook e achei estranha a capa, agora entendi o motivo, é uma prova do livro ainda kkkkkk Então, eu só tinha visto a capa mesmo, não sabia nada sobre a história e lendo a sua resenha fiquei interessada, parece ser um livro incrível e cheio de surpresas, além da leitura fluir naturalmente. Enfim, adorei a sua resenha e espero ter oportunidade de ler o livro 0/
Beijos :*
Larissa – http://srtabookaholic.blogspot.com.br
bruna lombardi
Com certeza esse é um daqueles livros que sacodem a gente… Sempre "me assusto" de certa forma com essas histórias que se aproximam tanto dos sentimentos de pessoas reais e com a habilidade de certos autores em traduzir isso em palavras.
Amei a resenha,Abraços
Cantinho da Bruna
Giulia Ladislau
Aaah, eu também adorei Mentirosos. Tive uma sensação de idiotice por não ter percebido quase nada antes do final, você ainda foi melhor que eu. Mas foi uma excelente surpresa descobrir a escrita maravilhosa dessa autora, com metáforas tão ricas que se confundiam com a narrativa "real".
Também preferi a capa original, acho que tem muito mais a ver com a história.
Beijinhos!
Giulia – http://www.prazermechamolivro.com
Suelen Fernandes
Olá Cássia!
Eu adorei a sua resenha.
o livro deve ser bom mesmo. Tinha lido uma outra resenha e a pessoa falou as mesma coisas positivas sobre o livro. Vou tentar encaixar ele no meio dos mues tantos livros para ler.
Beijinhos!
http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/