“Aliens de Férias” é o primeiro volume da série “A pousada intergaláctica”, escrita por Clete Barrett Smith e publicada recentemente pelo selo Galera Junior, da Editora Galera Record. O livro é um delicioso infanto-juvenil que aborda uma temática muito interessante: a existência de aliens. Essa característica foi o que me fez sentir vontade de conhecer a história, e posso garantir que foi uma prato cheio para minha imaginação.
Durante a leitura conhecemos David, mais conhecido como Toquinho. O garoto é obrigado a passar as férias de verão na casa de sua avó, em uma pacata cidade – onde nada acontece – e se sente abandonado pelos pais. Ao chegar na casa de sua avó, nosso personagem principal logo percebe que algo fora do comum acontece naquele lugar, uma vez que a faixada da casa é repleta de naves espaciais e referências ao espaço como um todo. Quando finalmente conhece a avó (ele fora criado em outra cidade e nunca tiveram contato anteriormente), Toquinho se assusta ainda mais com a forma de falar e agir da avó, além de estranhar a aparência dos hóspedes da pousada. Mas David achou melhor não fazer qualquer questionamento e fingir que nada incomum estava acontecendo.
Com o passar dos dias, Toquinho descobre que a avó carrega consigo um segredo que vai além dos limites da Terra, e começa a ajudar nas tarefas diárias da pousada. Por conta dos afazeres e das responsabilidades impostas pela avó, percebemos o amadurecimento do garoto, e apesar de algumas mancadas sem-querer-querendo, fica evidente que ele possui um coração muito generoso (arrisco dizer que puxou isso da avó!).
Gostei bastante de como Toquinho e sua avó foram criando laços, de como os hóspedes eram tratados e das artimanhas que eram necessárias para que nenhum morador da cidade descobrisse o verdadeiro sentido da pousada. Toquinho tinha como desafio diário afastar Tate (o delegado) da pousada, além de tentar se aproximar de Amy, sua única amiga em toda cidade.
A generosidade da avó de Toquinho é indescritível, gostaria de ter a oportunidade de conhecê-la pessoalmente. Ela possuí uma energia extremamente positiva e cativante, e sempre, sempre tenta encontrar algo bom em tudo. Isso me encantou tanto, que ela foi a personagem com quem mais criei “laços” durante a leitura. Os hóspedes da pousada são um prato cheio de criatividade. O autor buscou referências consideráveis para realizar a construção e ligação de cada um.
* Livro cedido para resenha pela editora.
Emelly Ribeiro
Ai que legal, não tinha ouvido falar desse livro, mas fiquei curiosa e pretendo ler em breve, adorei a resenha, e estou acompanhando o blog, um bom fim de ano pra ti.
E se tiver um tempinho da um pulo la no meu blog,
Beijinhos
http://www.do-youlove.blogspot.com.br
Natália Alves
Eu gosto muito de ler infanto-juvenis, são leituras muito agradáveis quando o autor consegue construir bem a história e adoro ter dicas de leitura para dar para crianças. Já inclui esse livro na minha lista, parece ser ótimo e achei a temática bem interessante.
Beijo,
Naty.
bruna lombardi
Ai que legal,ainda não tinha ouvido falar do livro.
Pela capa eu deduzi algo meio diferente.
Gostei muito da historia… Aliens e tals
Em breve vou ler.
Beijos
Eu amei esse filme,ri em algumas partes,minha irmã que assistiu comigo,também gostou muito !
Beijos
{✿}Cantinho da Bruna{✿}
{✿}@cantinhodabruna{✿}